Colaborador do CAI desde o ano de 2020
Adultos, Adolescentes, Famílias e Casais
O trabalho que desenvolvo no consultório é pautado por uma Abordagem Integrativa, em virtude do meu estudo e especializações em diferentes modelos e métodos específicos, de diferentes orientações teóricas, de forma a realizar uma prática clínica eficaz e ajustada a cada pessoa, situação e pedido de ajuda.
Destaco o Modelo Sistémico, como orientação que procura entender o comportamento, com base nas relações, sejam familiares, amorosas, profissionais e/ou sociais, numa perspetiva de pensar modelos e padrões de interação interpessoais e/ou familiares (conjugais e/ou parentais) que estão a contribuir para o sofrimento psicológico. Por outras palavras, a abordagem sistémica é uma forma de análise que procura compreender o funcionamento de um sistema como um todo integrado, em vez de olhar isoladamente para as suas partes.
Seja num trabalho individual, numa terapia com casais ou com famílias, as consultas podem e devem ajudar na procura de uma maior tomada de consciência da identidade e do auto conhecimento, assim como dos padrões de relação/vinculação que estabelecemos com os outros (família, amigos, colegas…).
No decorrer das sessões, poderá fazer sentido repensar os diferentes papéis do quotidiano, tais como (pai/mãe, filho/a, amigo/a, marido/mulher, profissional…).
Noutros casos, poderá ser importante refletir sobre as emoções, tantas vezes reprimidas pelos nossos mecanismos de defesa e enquanto estratégia de sobrevivência.
Consoante os pedidos e problemas apresentados e em função de cada pessoa, casal ou família e dos objetivos que são traçados, integro também conhecimentos, técnicas e estratégias do Psicodrama, tantas vezes úteis e vantajosas para desbloquear situações problemáticas.
Por último, mas não menos importante, destaco o enfoque na relação que se possa construir, um dos pilares para o sucesso de qualquer trabalho psicoterapêutico.